Coaching

O que é?

O Coaching é um processo transformacional estruturado, em que, através de ferramentas e técnicas, o Coachee (indivíduo que passa pelo processo de Coaching) desenvolve competências que o levarão a novos resultados no enfrentamento de obstáculos até então, para ele, intransponíveis.

Este modelo de mudança traduz-se em:

Estado Atual + Recursos* = Estado Desejado.

* (obtidos através de ferramentas e técnicas)

Por ser um processo focado em resultados podemos dizer que o processo de Coaching funciona como uma alavanca, projetando o indivíduo em direção a realização de seus sonhos e metas.

A quem se destina?

A todos aqueles que:

· Desejam modificar atitudes e comportamentos que reduzem sua efetividade

· Desejam superar obstáculos em suas vidas pessoais ou profissionais

· Desejam atingir seus objetivos

· Desejam obter resultados diferentes dos que vem obtendo em suas vidas, em seus estudos ou em suas carreiras

· Estejam vivendo momentos de transição tais como aposentadoria, mudança de carreira, escolha profissão, entre outros

· Estejam com dificuldades em estabelecer e atingir metas

· Necessitam de uma nova perspectiva em suas vidas

· Desejam ampliar ou desenvolver competências

· Desejam aumentar seu autoconhecimento

Como funciona?

A metodologia utilizada por nós é a metodologia criada por Arline Davis (USA), Evolutionary Coaching, que visa promover mudanças equilibradas e sustentáveis ao usar um processo que contempla seis fases:

· Avaliação

· Fundamentação

· Formulação

· Implementação

· Transformação

· Consolidação

Por se tratar de um processo totalmente individualizado, sob medida, as ferramentas e técnicas utilizadas, durante as fases do Ciclo, variam caso a caso, de acordo com a aplicabilidade em cada processo. Assim como cada indivíduo é único, também são as suas necessidades.

Este processo tem duração pré-estabelecida, podendo variar entre 10 a 12 sessões.

 

Estas sessões podem ser semanais ou quinzenais, tendo cada uma a duração que varia entre uma a duas horas, dependendo do conteúdo da sessão. Durante estas 10 ou 12 sessões é realizado um ciclo completo de Coaching.

Após o término do Ciclo o processo é reavaliado e, caso o cliente queira, pode haver um acompanhamento posterior, a combinar.

 

 

Termos utilizados no Coaching

Coaching - é a metodologia ou o processo.

Coach - é o profissional que aplica a metodologia ou que coordena o processo.

Coachee - é o indivíduo que passa pelo processo de Coaching, ou seja, o cliente.

 

 

 

A origem do Coaching

Pouco se sabe sobre a exata origem do Coaching. O que se sabe é que este termo, Coach, palavra da língua inglesa, que de acordo com o dicionário Michaelis significa carruagem, começou a ser utilizado na Universidade de Oxford, na Inglaterra, para designar um tutor particular, como um “instrutor” particular que preparava os alunos para os exames da faculdade. Desta forma, o termo referia-se ao fato de que o Coach “carregava”, conduzia seu pupilo ao sucesso, da mesma forma que uma carruagem conduz, transporta pessoas.

Também na Inglaterra, aos poucos este termo começou a ser utilizado nos esportes, como referencia aos treinadores de atletas e de times.

Nos Estados Unidos, por volta dos anos 70, Timothy Gallwey, aluno da Faculdade de Literatura Inglesa de Harvard, que comandava o time de tênis da faculdade, escreveu um livro chamado “The Inner Game Of Tennis”, se referindo ao jogo interno da mente do tenista que é jogado contra obstáculos tais como ausência de confiança em si mesmo, auto-condenação, entre outros fatores que inibem a excelência do desempenho. A partir de então este tema se expandiu para o mundo corporativo e o termo Coach foi com ele.

Qual a diferença entre Terapia e Coaching?

As diferenças são muitas, uma das diferenças fundamentais é que na Terapia normalmente são trabalhados fatos referentes a “cenários” do passado, fatos que deixaram marcas, traumas, etc, ou seja, foco no problema.

no processo de Coaching trabalhamos com o Presente e o Futuro, ou seja, foco na solução.

O que você tem como realidade hoje? O que você deseja ao invés disso?

 
Cadastre-se aqui para receber as novidades sobre nossos cursos e os nossos informativos!